domingo, 23 de maio de 2010

"A ADOLESCÊNCIA NA ERA DA MODERNIDADE"


A adolescência nos dias de hoje trazem jovens que são o reflexo dos ideiais culturais passados – eles são capacitados , altamente orientados e recebem a educação através dos colégios, dos pais, e dos meios de comunicação que  são a porta aberta para o mundo.
Estes jovens estão cheios de sonhos e se sentem adultos, mas ainda falta percorrer um longo caminho preparando-se para o sexo, o amor e o mercado de trabalho.
E é esse sentimento de estarem ainda sobre o sustento dos pais que os leva a rebeldia. Essa é adolescencia que promove a modernidade, promove o espírito de independência, mas sem a maturidade necessária.
Existe uma insegurança que é a indefinição entre a criança que se foi e o adulto que ainda não chega e esse é o espelho do adolescente. É uma fase da vida que os jovens precisam muito de atenção porque estão querendo descobrir sua própria imagem, estão fragilizados , precisam ter confiança em si mesmos e muitos entram em momentos de depressão que podem levá-los a problemas sérios.
Vivem na busca de novas condições sociais, procuram sempre se afastar dos adultos, aderem a grupo de amigos e aí é que podem surgir os adolescentes delinquentes , rejeitados pela sociedade, envolvidos em drogas que apagam todos os desejos e os leva para “ outro mundo “.
A adolescência sadia é reflexo do berço onde nasceu , da infância que teve, pois ela é que se encarrega de preparar para crescer, se tornar adulto e preparar para o futuro.
Os jovens precisam fazer suas descobertas, conhecer a si próprio, ao seu corpo , conhecer o sexo oposto enfim se relacionar , deixar correr seus sentimentos e sua sexualidade.
Cabe aos pais ensinarem aos filhos que o corpo, o sexo, o relacionamento interpessoal, devem ser levados com cuidado, com responsabilidade, com carinho.
Os jogos sexuais dos adolescentes de hoje tem que conscientizar aos pais, aos professores a necessidade de analisar com mais atenção como os jovens estão vivendo com a sexualidade numa época onde o mundo mostra formas de estímulos sexuais pervertidas e isso está visível abertamente nos meios de comunicação e mais ainda na Internet , na música , nos filmes e no cotidiano onde se vê relacionamentos amorosos de todos os tipos.
O ADOLESCENTE MODERNO É AQUELE QUE BRILHA , QUE CANTA, QUE SORRIR MOSTRANDO A BELEZA DA SUA JUVENTUDE.
Rene Santos
31a. Edição "A adolescência no século XXI"
Projeto Blogueando

(Imagens retiradas da NET)

Um comentário:

Naty Araújo disse...

Linda... o que aconteceu com seu perfil?
Eu cliquei através do seu recado pra poder responder, mas não tava seu link lá.
Acabei conseguindo através do link que vc deixou no blogueando, que por sinal seu texto tá ótimo.

Bjão, querida

cores da vida Pictures, Images and Photos