sábado, 5 de junho de 2010

" COMO VENCER A TIMIDEZ"


A Timidez pode ser caracterizada como um desconforto, uma ansiedade nas relações sociais.

A timidez geralmente começa a dar os seus primeiros sinais já na infância, requisitando a atenção de pais e educadores, que devem fazer o possível para ajudar a criança a superar essa dificuldade.
Em algumas escolas, por exemplo, professores têm usado, dentre outros recursos de socialização em grupo, o teatro.


Atualmente, no Mundo que vivemos onde passamos por diversas e diversas situações que exigem de nós um pouco mais de atitude, até por exemplo em como se comportar em uma entrevista de emprego, precisamos vencer uma palavra que assola milhões de pessoas: A TIMIDEZ!

Todos nós em algum momento das nossas vidas já sentimos aquela sensação de insegurança ao falar em público, aquele medo de falhar, ou de não ser aceito. O tímido tem um sentimento de impotência na presença de outras pessoas, devido à falta de confiança em si e no outro, e sofre muito por isso.
Como relata o Professor Kiber "como a timidez é um traço da personalidade, ligado diretamente à consciência de si mesmo, não aparece antes dos dois anos. Nessa idade as crianças se tornam conscientes de si como indivíduos distintos. As situações ocorridas na infância, como a severidade dos pais ou professores, situações vexatórias, divórcio dos pais, aparência física, etc, podem causar uma auto-observação distorcida e dificuldade de adaptação na criança.
Mas é na adolescência que a timidez se torna mais intensa porque os meninos e meninas estão mais sensíveis à opinião alheia. É quando a aparência causa insegurança, porquê as mudanças físicas e psicológicas ocorrem rapidamente. Mas essa é uma fase passageira, quando tudo é novo e o adolescente ainda não sabe o que fazer, nem como agir.
Com o passar do tempo, vamos adquirindo mais segurança na vida social, e o que causava desconforto vai desaparecendo. O problema é quando a timidez persiste e acaba restringindo os contatos sociais. Nesse caso é preciso buscar a orientação de um especialista, porquê a timidez causa muito sofrimento e limita a vida das pessoas."
Todos nós passamos por esse tipo de ansiedade na relação com as pessoas, pode ser com maior ou menor intensidade.
Quem já não ficou com vergonha alguma vez na vida?
Quem já não ficou vermelho por alguma situação qualquer ou até por um pequeno mico? 
Até mesmo nos dias de hoje quantas vezes  vemos pessoas ficarem ruborizadas por terem cometido alguma gafe, ou um escorregão, ou a blusa que estava aberta, a calça rasgada,  milhares de situações que nos levam ao constrangimento.
Podemos então dizer que esse constangimento é um modo de timidez?
Temos que criar nossos limites reais, pois a timidez não é permanente ela só aumenta em certas situações.
Temos que nos aceitar como somos , todos nós temos defeitos e o melhor é saber encará-los com bom humor  - saber rir de nós mesmos .
Por mais acanhados que sejamos sempre existe o nosso lado mais relaxado, mais alegre onde somos nós mesmos sem máscaras e com o tempo vamos sabendo dominar essa situação e nos liberando mais para o convívio social.
A partir do momento que conseguiu determinar a raiz do problema, através da resposta sobre quais são seus medos e o que causa a sua timidez já caminhou muito em direção à vitória!
Rene Santos
88a.Edição - Tema Vermelho...de vergonha
(Imagens e pesquisas retiradas da NET)

Nenhum comentário:

cores da vida Pictures, Images and Photos